Loading...

Life Planner: guia passo a passo rumo a um 2018 incrível!

De forma metalinguística, o Life Planner foi um dos projetos que consegui concretizar para ajudar vocês a realizarem os seus projetos. Para além das mulheres que ilustram os meses do caderno (sugiro que você jogue o nome de cada uma delas no Google para conhecer e se inspirar) o Planner foi construído a partir da junção de várias ferramentas que vão te ajudar a se autoconhecer, definir metas e, por fim, delinear planos de ação.

 

Nesse post, iremos transitar pelas ferramentas presentes nas seções de planejamento anual e mensal e vou te ajudar a usá-las da melhor maneira. =)

1. A Teia da Vida

Descrição: a Teia da Vida foi construída com base em estudos da psicologia do desenvolvimento e serve para que você verifique como está a situação atual e como você se sente em relação a cada uma das áreas da sua vida. São elas: vida social – relacionamento amoroso – criatividade e hobbies – espiritualidade – desenvolvimento intelectual – saúde e disposição – realização e propósito – profissão – recursos financeiros – família. Caso você acredite que alguma dessas áreas não se encaixa no seu estilo de vida e que há algo que fará mais sentido, risque o nome e escreva em cima aquela que a substitui.

O que fazer: pegue canetas, de preferência de cores diferentes, e colora os espaços delimitados – são 10 – para cada fração existente entre o centro do círculo e o topo. Quanto menos espaços você colorir (mais perto do centro) menor o seu índice de satisfação, quanto mais espaços (mais perto do topo) maior o seu índice de satisfação. Ao final do ano, você repetirá o mesmo processo na seção Revisão da Teia da Vida, que se encontra após o mês de Dezembro.

 

2. Análise da Teia – Matriz GT

Descrição: neste espaço você definirá metas que pretende alcançar para que o seu índice de satisfação com determinada área melhore. Por exemplo, alguém coloca nota 4 na teia para o desenvolvimento intelectual. Para que ele melhore, a pessoa define como metas: – concluir 7 matérias obrigatórias na faculdade, atingir o nível de inglês fluente e fazer um curso de programação em São Paulo. Para entender quais metas priorizar, você deverá aplicar a Matriz GT. É importante ressaltar que essa matriz foi adaptada para o contexto do Planner, uma vez que na verdade provém da matriz GUT, muito utilizada em processos de desenvolvimento de produto.

 

 

O que fazer: para cada uma das 30 metas, dê uma nota de 1 a 5 para o G (o quanto você acredita que isso interfere na sua felicidade ou o quanto te incomoda) e para o T (o quanto você acredita que os fatores externos/temporais contribuam para que isso aconteça) e ao final some a pontuação.

 

 

Voltando a 2 das metas colocadas como exemplos:

Concluir 7 matérias obrigatórias na faculdade – é algo que o ambiente propicia, uma vez que estou prestes a me formar (nota 5 para o T).  E é algo que tem alta gravidade pois quero me formar para aumentar meu grau de independência e felicidade (nota 5 para o G).

Curso de programação em São Paulo – é algo que o ambiente não propicia muito, pois estarei concentrada em terminar as matérias da faculdade (nota 3 para o T). E é algo que tem alta gravidade pois quero me especializar em inteligência artificial (nota 5 para o G).

Essas informações são fictícias viu, gente?

3. Metas do Ano

Espaço para você anotar quais foram as metas com maior nota e outras que você também acredita que são importantes para o seu ano! Tende definir datas e prazos para cada uma delas, para que você não busque tudo ao mesmo tempo. Veja o post no Insta explicando o porquê é importante fazer uma coisa de cada vez.

4. Legendas

Chegamos ao planejamento mensal, onde você vai anotar tarefas e compromissos que acontecerão durante aquele mês e semanas que o compõem. As legendas se subdividem em cores, que possivelmente serão setores (agrupamento de áreas) da sua vida; e símbolos, que indicam o status das tarefas e compromissos. Dando o exemplo da minha organização neste ano, eu o segmentei em 5 cores.

 

 

 

  • Roxo – questões relativas a cursos/palestras/networking.
  • Rosa – questões pessoais: academia, médico, saídas.
  • Marrom – faculdade.
  • Azul – trabalho.
  • Vermelho –  Pode Ser Hoje.

 

 

As legendas por símbolo já estão pré-definidas e é importante que você coloque estes símbolos antes do compromisso que anotar na agenda semanal.

5. Folha do mês

Antes de cada mês há uma folha de planejamento. Ela está dividida nos seguintes quadros:

  • Metas – defina o que você deseja realizar naquele mês, tendo como base o que estabeleceu no início do ano. De toda forma, metas podem se modificar de acordo com a mudança do ambiente, da sua evolução pessoal e por isso é sempre importante revê-las.
  • Ações – aqui você vai listar ações que precisa realizar para alcançar aquela meta.
  • Wishlist – anote produtos ou serviços que você gostaria de adquirir ou até uma quantidade financeira que você queira poupar.
  • Eventos/Datas importantes – vale anotar aniversários, compromissos importantes, eventos que você não gostaria de perder.

6. Agenda Semanal

A agenda semanal está reunida em  2 páginas e cada dia segmenta-se em 3 períodos – manhã, tarde e noite. Eu sugiro que você separe um tempinho aos domingos para anotar suas tarefas e compromissos nesses quadros.

 

 

Ao lado, existem algumas linhas de escrita livre para que você possa anotar ações que não pode esquecer de fazer! Por exemplo: ligar para salão, rever contrato do apartamento e outros que não necessariamente possuem dia ou horário fixo.

 

 

 

7. Seção Projetos – 5W2H

Ao final do caderno existe uma seção para que você planeje seus projetos. Projeto é algo que depende de uma sequência de ações e momentos.

Por exemplo, o Pode Ser Hoje foi meu projeto em 2017. Você pode decidir empreender no digital, criar uma marca de bijouterias, encontrar uma bolsa de estudos especiais em São Francisco.

Estes grandes projetos requerem um certo cuidado no planejamento e escolhi a metodologia 5W2H, do campo da Administração, para te auxiliar.

Veja abaixo o que significa cada uma das palavras:

Espero que o Planner acompanhe vocês durante todo o ano. Lembrem-se: organização é um hábito e te ajuda a tomar atitudes orientando-se por objetivos. Entretanto, o mais importante é fazer. =)

Desejo um ano de muita ação e conquistas para todas vocês!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

You might also like

Nenhum Comentário

Deixe uma Resposta